top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdriana Oliveira

Descubra o que é um Planner e porquê utilizar um

Se você nunca ouvir falar em planner, ou até já ouviu falar mas não tem ideia do que seja, hoje você vai entender de maneira simples o que é e porquê você deveria utilizar um.


Primeiramente, o planner é uma ferramenta de organização pessoal, isso significa que ele ajuda as pessoas a se organizarem. A maneira mais comum de apresentação dele é na forma física, semelhante a um caderno (como na imagem), mas também pode ser bastante utilizado na forma digital, como em planilhas, aplicativos e agendas online.


Pessoa escrevendo em um Planner Aberto em forma de caderno com encadernação wire-o e folhas brancas com layout simples na visão semanal
Caderno Planner

Para você entender melhor imagine uma agenda comum, onde as pessoas anotam seus compromissos diários e gerenciam assim seu dia-a-dia. De uma forma bem semelhante, o planner te permite organizar seus compromissos, mas não apenas isso.


Através de um planner você poderá controlar tarefas, metas, finanças, hábitos, e o que mais sua rotina exigir. Nele você irá se planejar como o próprio nome sugere. A principal diferença entre um planner e uma agenda é que, além de você ter mais possibilidades de controles, você também tem uma visão mais ampla do seus afazeres diários por conta do layout semanal e mensal em uma página única (assim como na imagem) te dando uma visão geral do seu mês e semana.


Planejamento mensal em visão única com página dupla
Planner - Planejamento Mensal em visão única

Planner aberto na página de planejamento semanal em visão única em página dupla
Planejamento Semanal em visão única

Existem diversos modelos físicos de planner hoje em dia. O mais legal é que eles podem ser específicos para atender uma determinada categoria de pessoas, por exemplo os planners para professores, para médicos, estudantes, blogueiras, etc. ou para atender uma necessidade específica, como um planner financeiro, um planner de viagens, um planner de maternidade e por aí vai.


Da mesma forma podem existir os modelos digitais, em forma de planilhas que vão desde os planejamento anual, mensal e semanal, de pessoas e empresas, até planejamentos financeiros, de casamento, festas e muito mais. Existe ainda alguns aplicativos como ferramentas de planejamentos, uns até completos, outros que precisam de alguma outra ferramenta para se complementarem. Algumas agendas online já possuem as ferramentas mais básicas de um planner, como o controle de tarefas, checklist e planejamento semanal, a agenda online mais comum e utilizada é a do Google. De todas essas formas você conseguirá se organizar. Mas cabe a você decidir como prefere fazer seus acompanhamentos e o que funcionará melhor pra você.


Assim como outras ferramentas de organização pessoal, o planner ele existe para facilitar a sua vida. Por isso a importância de usar um planner se resume em te ajudar a ter mais clareza do que precisa ser feito, bem como te permitir controlar melhor suas atividades como um todo.


Muitas pessoas preferem a forma física do planner (em forma de caderno) pelo fato de poderem se desconectar do mundo virtual e por lhe permitirem uma espécie de terapia ao escreverem e esvaziarem um pouco suas mentes. E ainda tem aqueles que aproveitam os momentos de anotarem seus afazeres para a decorar, desenhar e fazer a criatividade fluir. Isso é muito comum para quem utiliza a técnica de bullet journal (veja imagem) para se organizar. - Em outro post explico o que é o bullet journal para quem ainda não conhece - Porém cada vez mais pessoas estão passando a usá-lo dessa forma no intuito de se descontrair, relaxar e soltar mesmo a criatividade, ainda que isso não seja uma regra nem o propósito do planner.


Caderno tipo bullet journal aberto com página decoradas na cor amarelo com preto e com alguns títulos e folhagens desenhadas
Página de um Bullet Journal Decorado

Como eu falei, a intenção de se utilizar um planner é facilitar o controle da sua rotina. Se decorar não vai te ajudar nesse sentindo, não se preocupe e utilize-o da forma mais simples possível.


Espero ter esclarecido bem o que é um planner e que tenham gostado desse post. E se gostaram aproveita pra compartilhar com alguém que precisa saber dessa ferramenta incrível. Se restou mais alguma dúvida, deixa seu comentário ou entra em contato comigo.


Siga: @drykamaria.papelecia no instagram e pinterest

Conheça também minha loja virtual (com planners, cadernos e muitas coisas legais de papelaria) drykamaria.lojaintegrada.com


Um forte abraço e até o próximo post.

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page