top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdriana Oliveira

Descubra como começar a se organizar hoje mesmo em apenas 3 passos


Se você está vivendo um caos na sua vida e não está sabendo lidar com tanta coisa pra fazer, saiba que o problema pode estar relacionado a falta de planejamento. É provável que você esteja sem tempo para se divertir, para cuidar da saúde ou mesmo se dedicar mais a sua família. Mas a boa noticia é que possível sim conciliar tudo isso e ainda ter um tempo para descansar, afinal você merece. O melhor é que você não precisa esperar o começo de um novo ano para começar a se planejar, você pode começar hoje.

Primeiramente você deve acabar com a ideia de que não tem tempo pra nada. Todos nós temos 24 horas por dia, mas algumas pessoas conseguem dar conta de tudo e outras não. A diferença está em definir as prioridades da sua vida e determinar uma duração minima e máxima para a realização das suas tarefas. É o que chamamos de gestão do tempo. O que acontece com quem nunca tem tempo pra nada é que não sabendo gerenciar corretamente seu tempo.

Veja agora três passos para você começar a se organizar hoje:

ÁREAS DE FOCO

Para começar hoje você precisa determinar quais as áreas de maior prioridade na sua vida e que precisam ser organizadas. Pegue uma folha de caderno e vá escrevendo cada uma delas. Vou citar algumas para facilitar: Área financeira, familiar, profissional, saúde, cuidados domésticos, filhos, atividades físicas, estudos, entre outras. Se por exemplo você é uma dona de casa, mas trabalha e também tem filhos, suas áreas de foco seriam familiar, cuidados domésticos, filhos e vida profissional. É importante que você escreva tudo isso num caderno para facilitar a visualização e ajudar no processo de organização.

LISTAS

Agora que você já escreveu suas áreas de foco vamos iniciar a construção de listas. As listas são importante para conhecermos nossa realidade, o que realmente temos de pendências na nossa vida. Por isso elas servirão de base para organizar sua rotina.

Separe uma folha de caderno para cada uma das áreas que você definiu anteriormente e comece a escrever tudo que é pendência, compromissos (com data e hora marcada) ou tarefas (sem hora e datas definidas). Nesse momento você só precisa se preocupar em listar suas prioridades, colocando tudo aquilo que é importante que você cumpra primeiro. A lista poderá ficar grande por isso eu aconselho que no começo você escolha apenas cinco pendências em cada lista, independente de ser área profissional ou lazer. Você poderá ajustar o tamanho da lista com o passar do tempo conforme necessário.

Agora veja como ficaria uma lista de cuidados domésticos por exemplo:

CUIDADOS DOMÉSTICOS

  • trocar lampada do banheiro

  • lavar roupas de cama

  • lavar os azulejos

  • dobrar roupa das crianças

  • cozinhar refeições da semana

Claro que para cada pessoa essas listas vão variar bastante, afinal cada um de nós temos rotinas e prioridades diferente, mas é só para que você tenha uma ideia de como fazer. Uma ótima dica é utilizar verbos de ação no infinitivo para iniciar as frases de cada item da lista.

EXECUTANDO

Agora que você já tem as listas prontas você deve determinar quando cada tarefa será realizada. Você deve ser criterioso nesse momento, não sobrecarregue um único dia com vários compromissos, defina um tempo de duração para cada uma e cumpra esse prazo estipulado. Para isso você pode utilizar diversas ferramentas, como agendas eletrônicas, planner's, bullet journal ou até mesmo a agenda convencional.

Esse modelo de organização com base em listas se adéqua a qualquer uma dessas ferramentas, mas o ideal é a utilização do modelo planner de um folha só, porque se torna mais fácil a visualização e consequentemente a execução. Além disso você pode imprimir ou fazer a mão e colar no mural, na geladeira ou onde for mais apropriado para você.

O planner de uma folha só é uma especie de tabela que varia de acordo com o período que está sendo planejado. Este período varia de acordo com suas necessidades, pode ser que você esteja querendo se organizar pelo prazo de um ano a partir de hoje, mas pode querer também fazer um planejamento mensal, semanal ou até mesmo um acompanhamento diário.

Eu costumo utilizar as quatro formas: anual, mensal, semanal e diário. Mas a minha recomendação para você que está começando hoje é fazer o planner mensal de uma folha só. Ele deve ficar como um calendário do mês e um espaço ao lado ou abaixo para as anotações importantes, que podem ser os horários dos compromissos, lembretes, ou outras observações. Veja um exemplo abaixo.

Viu como é fácil? Espero que você tenha gostado das dicas e bora lá aplicar hoje mesmo. Não esquece de compartilhar com seus amigos. Até o próximo post!

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page