top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdriana Oliveira

Descubra como ter mais tempo e finalmente deixar de ser escravo da correria.


Eu costumo ouvir das minhas amigas e de muitas outras pessoas que encontro no dia-a-dia que elas quase nunca tem tempo para nada e que vivem na correria. Com certeza você já isso ouviu também ou é uma dessas pessoas super atarefadas. Mas você já parou pra pensar: até quando é possível se conformar em viver desse jeito? Afogado em trabalhos, fazendo tudo as pressas, e sem poder se dedicar pra valer a família ou a você mesmo.

É cada dia mais difícil conciliar os diversos compromissos que a vida adulta nos impõe. Viver numa rotina onde fazer uma refeição é uma tarefa de cinco minutos, trabalho, é cada dia mais comum. A pausa para o descanso muitas vezes nem existe; O fim de semana chega, já acaba e tudo que fizemos foi dá uma geral na casa.

Apesar de tudo isso ser uma realidade, aceitar viver assim não é uma regra. Você tem duas escolhas: se conformar e continuar vivendo na correria; Ou fazer algo a respeito para mudar e aproveitar melhor o tempo que a vida te oferece.

Daí você pode me perguntar: como eu faço para mudar isso? Não dá pra largar o trabalho, não dá pra deixar as tarefas de casa de lado, não tenho empregada. Podem ser muitos questionamentos, muitos afazeres que engolem seu tempo, mas a solução é uma só: Organização!

Sim, parece bem óbvio, mas é. Saber administrar o tempo é o que vai determinar a sua liberdade. Ser organizado nas tarefas do dia-a-dia permite que você se dedique ao que realmente importa.

Para você conseguir se organizar e diminuir a correria, primeiro você precisa definir suas prioridades: em que você quer dedicar seu tempo? Quais coisas você gostaria de fazer com mais frequência e não está conseguindo? Depois você vai precisar eliminar da sua rotina (ou pelo menos minimizar) tudo aquilo que rouba o seu tempo e não é fundamental pra sua vida. Faça um exame de consciência. É preciso ter uma conversa séria consigo mesmo. Afinal de contas, será que você quer passar o resto da sua vida sem tempo para as coisas que realmente importa? sendo escravo dos compromissos?

É possível sim separar um tempo para tudo, desde que você saiba o que é esse "tudo" para você. Tem haver com as prioridades de falei agora a pouco. Por exemplo, trabalhar é uma prioridade, por que através dela consigo provê meu sustento e captar recursos para aproveitar outras prioridades. Como por exemplo cuidar da sua saúde. Outra prioridade para muitas pessoas é a vida religiosa, assim como o tempo para se dedicar a família. Enfim, Cada um sabe bem o que melhor se encaixa na sua realidade. o importante é ter em mente que para ter seu tempo bem organizado você precisa escolher as áreas que são mais importantes pra você e excluir as que não são, para só depois planejar melhor o seu novo dia-a-dia.

Para te auxiliar nessa organização você pode utilizar uma das ferramentas de organização pessoal, que mais se adéqua a administração do tempo: um planner. Que nada mais é que um planejamento direcionado feito em papel ou no computador em formato de planilha ou tabela, divididos em ano, mês e semana ou ainda por categorias ou função. Para você que vai começar a reorganizar sua vida o ideal é que você utilize um planner semanal por que geralmente é o período em que as atividades se repetem com mais frequência, ou seja, acaba uma semana e começa tudo novamente. E ele deve ser preenchido nesse caso para construir uma rotina de atividades baseadas naquelas prioridades que falamos anteriormente.

Existem diversos modelos gratuitos de planner semanal na internet, escolham aqueles que possibilitem organizar por período de tempo, com horários, ou apenas, manhã tarde e noite, conforme a sua preferência. Para te ajudar, vou deixar disponível meu planner de rotina semanal, (feito no Excel) para você baixar, editar e imprimir, e assim poder ter uma visão geral de como poderá distribuir melhor seu tempo a partir de agora.

Lembre-se, que por mais que a vida de hoje roube nosso tempo, ser escravo da correria é uma escolha nossa, pois é possível sim, através de organização e consciência de nossas prioridades, resgatar nossa liberdade para viver e aproveitar melhor tudo aquilo que realmente importa para nós. Organize-se, Seja livre hoje!

Se você gostou desse post curta e compartilhe com mais pessoas,

Até a próxima.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page